Imagens
Definição: Usualmente,
representações visíveis de pessoas ou coisas. Uma imagem que é objeto de adoração
é um ídolo. Os que realizam atos de adoração diante de imagens amiúde dizem que
tal adoração se dirige realmente ao espírito que é representado pela imagem.
Tal uso de imagens é costumeiro em muitas religiões não-cristãs. Concernente à
prática católica-romana, a New Catholic Encyclopedia
(1967, Vol. VII, p. 372) diz: “Visto que a adoração prestada a uma imagem
atinge a pessoa representada e nela termina, o mesmo tipo de adoração devida à
pessoa pode ser prestada à imagem como representando a pessoa.” Não é
ensinamento bíblico.
Que diz a Palavra
de Deus sobre fazer imagens que são
usadas como objetos de adoração?
Êxo. 20:4, 5, MC:
“Não farás para ti imagens esculpidas, nem qualquer
imagem do que existe no alto dos céus, ou do que existe embaixo, na
terra, ou do que existe nas águas, por baixo da terra. Não te prostrarás
diante delas e não lhes prestarás culto [“não as adorarás, nem
lhes darás culto”, Fi], porque eu, o Senhor, teu Deus, sou um Deus
cioso.” (Grifo acrescentado.) (Note que a proibição era de fazer imagens
e prostrar-se diante delas.)
Lev. 26:1, BJ:
“Não fareis ídolos, não levantareis imagem ou estela [“coluna sagrada”, NM]
e não colocareis na vossa terra pedras trabalhadas para vos inclinardes diante
delas, pois eu sou Iahweh vosso Deus.” (Nunca se deveria erigir uma imagem
diante da qual as pessoas se inclinassem.)
2 Cor. 6:16, BJ:
“Que há de comum entre o templo de Deus e os ídolos? Ora, nós é que somos o
templo do Deus vivo.”
1 João 5:21, BJ:
“Filhinhos, guardai-vos dos ídolos [“ídolos”, So, PIB; “falsos
deuses”, NTI].”
É permissível usar
imagens simplesmente como ajuda na adoração
do verdadeiro Deus?
João 4:23, 24, BJ:
“Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade; pois tais são
os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito e aqueles que o adoram devem
adorá-lo em espírito e verdade.” (Os que dependem das imagens como ajuda na
devoção não estão adorando a Deus “em espírito”, mas dependem daquilo que podem
ver com seus olhos físicos.)
2 Cor. 5:7, BJ:
“Caminhamos pela fé e não pela visão.”
Isa. 40:18, So:
“A quem, pois, comparareis vós Deus, ou que imagem fareis dele?”
Atos 17:29, BJ:
“Se somos da raça de Deus, não devemos pensar que a divindade seja semelhante
ao ouro, à prata, ou à pedra, esculpida pela arte e pelo engenho do homem.”
Isa. 42:8, BJ:
“Eu sou Iahweh; este é o meu nome! Não cederei a outrem a minha glória, nem a
minha honra aos ídolos [“coisas esculpidas”, Dy].”
Devemos venerar os
“santos” como intercessores junto a Deus,
usando talvez imagens deles como ajuda
em prestarmos adoração?
Atos 10:25, 26, JB:
“No momento em que Pedro chegou, Cornélio veio a seu encontro e, caindo-lhe aos
pés, prostrou-se. Pedro, porém, o reergueu, dizendo: ‘Levanta-te. Eu também sou
apenas um homem.’” (Visto que Pedro não aprovou tal adoração quando estava
presente em pessoa, será que nos incentivaria a nos ajoelhar diante de sua
imagem? Veja também Revelação [Apocalipse]
19:10.)
João 14:6, 14, BJ:
“Diz-lhe Jesus: ‘Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai a não
ser por mim.’ ‘Se me pedirdes algo em meu nome, eu o farei.’” (Jesus diz aqui
claramente que só podemos chegar ao Pai por intermédio dele e que nossos
pedidos devem ser feitos em nome de Jesus.)
1 Tim. 2:5, BJ:
“Há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens um homem, Cristo Jesus.”
(Não há margem aqui para outros desempenharem o papel de mediador para os
membros da congregação de Cristo.)
Veja também as páginas
350, 351, sob o tópico “Santos”.
Será que os
adoradores têm em mente principalmente a
pessoa representada pela imagem, ou são
algumas imagens consideradas superiores a outras?
A atitude dos
adoradores é um fator importante a considerar. Por quê? Porque a diferença
fundamental entre uma “imagem” e um “ídolo” é o uso que se faz da imagem.
Na mente do adorador,
será que uma imagem de uma pessoa tem mais valor ou importância do que outra
imagem da mesma pessoa? Se assim for, é a imagem, e não a pessoa, que o
adorador tem primariamente em mente. Por que fazem as pessoas longas peregrinações
para prestar culto em certos santuários? Não é à própria imagem que atribuem
poderes “milagrosos”? Por exemplo, na obra Les Trois Notre-Dame
de la Cathédrale de Chartres, do cônego Yves
Delaporte, informa-se-nos o seguinte a respeito de imagens de Maria na catedral
de Chartres, França: “Estas imagens, esculpidas, pintadas ou que aparecem nos
vitrais, não são de fama igual. . . . Apenas três delas são objeto de
verdadeira adoração: A Nossa Senhora da Cripta, a Nossa Senhora do Pilar e a
Nossa Senhora da ‘Belle Verrière’.” Mas se os adoradores tivessem em mente em
primeiro lugar, não a imagem, mas a pessoa, uma imagem seria considerada tão
boa quanto outra, não é verdade?
Como considera Deus
as imagens que são objetos de adoração?
Jer. 10:14, 15, BJ:
“Todo ourives se envergonha dos ídolos, porque o que ele fundiu é mentira, não
há sopro neles! São vaidade, obra ridícula.”
Isa. 44:13-19, BJ:
“O carpinteiro estende o cordel, esboça a imagem com o giz, trabalha-a com a
plaina e desenha com o compasso, dá-lhe a forma humana, a beleza de um ser
humano, a fim de que habite uma casa. Cortou cedros, escolheu um terebinto e um
carvalho, permitindo que crescessem vigorosos entre as árvores da floresta;
plantou um abeto que a chuva fez crescer. Os homens o empregam para queimar;
ele mesmo tomou dele para aquecer-se; pôs-lhe fogo e assou pães. Com outra
parte fez um deus e o adorou, fabricou um ídolo e se prostrou diante dele. Uma
metade ele queimou ao fogo; com ela fez um assado, que come até saciar-se.
Aquece-se ao fogo e diz: ‘Que delícia! Aqueci-me e vi a luz.’ Com o resto faz
um deus — o seu ídolo —, prostra-se diante dele e o adora e lhe dirige súplicas,
dizendo: ‘Salva-me, porque tu és o meu deus.’ Eles nada sabem nem entendem,
porque os seus olhos são incapazes de ver e os seus corações não conseguem
compreender. Nenhum deles reflete, nenhum deles tem conhecimento ou inteligência
para dizer: ‘A metade queimei ao fogo, com ela assei pão sobre a brasa, assei
carne e a comi; com o resto fiz uma coisa abominável, e me prostrei diante de
um pedaço de lenha!’”
Eze. 14:6, BJ:
“Assim diz o Senhor Iahweh: Voltai, desviai-vos dos vossos ídolos imundos [“sórdidos”,
NM], desviai os vossos rostos de todas as vossas abominações.”
Eze. 7:20, BJ:
“Da beleza dos seus enfeites fizeram um motivo de orgulho. Com eles fizeram as
suas imagens abomináveis — objetos detestáveis! Eis por que vou reduzi-las a
uma imundície [“lixo”, BV].”
Que sentimentos devemos
ter quanto a quaisquer imagens que porventura
venerávamos antes?
Deut. 7:25, 26, MC:
“Queimarás no fogo as imagens dos seus deuses; não cederás, porém, à tentação
de ficar com a prata e o ouro que as cobre porque isso criaria a tua ruína,
pois são uma abominação para o Senhor, teu Deus. Não introduzas uma tal abominação
na tua casa, porque serias entregue ao anátema: a detestarás [“deves ter
completa repugnância dele e absolutamente detestá-lo”, NM].” (Embora o
povo de Jeová não esteja autorizado hoje a destruir imagens que pertencem a
outros, esta ordem dada aos israelitas provê a norma quanto a como devem ser
consideradas quaisquer imagens em sua possessão que porventura tenham venerado.
Compare com Atos 19:19.)
1 João 5:21, BJ:
“Filhinhos, guardai-vos dos ídolos [“falsos deuses”, NTI].”
Eze. 37:23, MC:
“Não se mancharão mais com os seus ídolos . . . eles serão o meu povo
e eu serei o seu Deus.”
Que efeito poderia
ter sobre o nosso próprio futuro o
uso de imagens na adoração?
Deut. 4:25, 26, BJ:
“[Se] vos corromperdes, fazendo uma imagem esculpida qualquer [“ídolos de
qualquer forma”, PIB; “alguma figura”, So], praticando o que é
mau aos olhos de Iahweh teu Deus, de modo a irritá-lo, eu tomo hoje o céu e a
terra como testemunhas contra vós: sereis . . . completamente
exterminados.” (O ponto de vista de Deus não mudou. Veja Malaquias 3:5, 6.)
1 Cor. 10:14, 20,
Fi: “Pelo que, meus caríssimos, fugi da idolatria. . . . As
coisas que sacrificam os gentios, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E
eu não quero que tenhais sociedade com os demônios.”
Rev. 21:8, BJ:
“Quanto aos covardes, . . . aos infiéis, aos corruptos, aos
assassinos, aos impudicos, aos mágicos, aos idólatras e a todos os mentirosos,
a sua porção se encontra no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda
morte [nota ao pé da pág., “a morte eterna”].”
Sal. 115:4-8, BJ
(segunda numeração de versículos; PIB): “Os ídolos deles são prata e
ouro, obras de mãos humanas: têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não vêem;
têm ouvidos, mas não ouvem; têm nariz, mas não cheiram; têm mãos, mas não
tocam; têm pés, mas não andam; não há um murmúrio em sua garganta. Os que os
fazem ficam como eles, todos aqueles que neles confiam.”
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