Os instrumentos musicais da Bíblia podem ser
classificados do seguinte modo:
De
cordas: alaúde, cítara, harpa.
De
sopro: buzina, flauta, gaita de foles, pífaro, trombeta, (possivelmente)
neilote.
De
percussão: címbalos, pandeiro, sistro.
Veja os artigos sobre os respectivos
instrumentos mencionados acima para obter mais informações.
Não há motivo para se crer que os
instrumentos musicais de Israel fossem rudimentares em formato, construção ou
tonalidade. A Bíblia nota que as harpas e os instrumentos de cordas para uso no
templo eram da mais seleta madeira de algum, importada, e as trombetas eram de
prata. (1Rs 10:11, 12; Núm 10:2) Sem dúvida, usavam-se os artífices mais
habilitados na fabricação dos instrumentos para o templo.
Tanto as Escrituras como manuscritos não-bíblicos,
que datam de antes da Era Comum, atestam a qualidade dos instrumentos, bem como
a competência dos músicos israelitas. Os Rolos do Mar Morto declaram que várias
trombetas tinham de executar complexos sinais “como com uma só boca”. Isto não
somente exigiria músicos hábeis, mas também instrumentos construídos de tal
maneira, que todos estivessem sintonizados um com o outro. Que não havia dissonância
é indicado pelo relato inspirado sobre a música na inauguração do templo de
Salomão: “Os [cento e vinte] que tocavam as trombetas e os cantores eram
como que um, fazendo um só som
ser ouvido.” — 2Cr 5:12, 13.
A Bíblia alista apenas quatro instrumentos
definitivamente pertencentes à orquestra do templo: trombetas, harpas,
instrumentos de cordas (hebr.: neva·lím) e címbalos. Embora isso, nos
padrões modernos, não pareça ser uma orquestra completa, nunca se intencionava
que esta fosse uma orquestra sinfônica, mas apenas uma para fornecer
acompanhamento para o canto no templo. Tal conjunto de instrumentos serviria de
modo excelente para esta finalidade. — 2Cr 29:25, 26; Ne 12:27, 41, 42.
Quanto às ocasiões em que os instrumentos
sagrados eram tocados, as Escrituras relacionam as seguintes, com referência às
trombetas: “No dia da vossa alegria e nas vossas épocas festivas, e nos começos
dos vossos meses, tendes de tocar as trombetas sobre as vossas ofertas
queimadas e os vossos sacrifícios de participação em comum.” (Núm 10:10) Depois
de se estabelecer a organização musical para o templo, é provável que os outros
instrumentos se juntassem às trombetas nestas e em outras ocasiões especiais.
Esta conclusão, bem como o procedimento musical seguido, parecem ser indicados
pela ordem dos eventos descritos por ocasião da renovação dos serviços sagrados
pelo Rei Ezequias, depois de ele ter purificado o templo: “Na hora em que
principiou a oferta queimada, principiou o canto de Jeová e também as
trombetas, sim, sob a regência dos instrumentos de Davi, rei de Israel. E toda
a congregação se curvava enquanto ressoava o canto e tocavam as trombetas —
tudo isto até acabar a oferta queimada.” (2Cr 29:27, 28) Estarem as
trombetas “sob a regência dos instrumentos de Davi” parece indicar que os
trombeteiros tocavam de maneira a complementar os outros instrumentos, em vez
de se sobrepor a eles. Todo o grupo de músicos ficou postado “ao leste do altar”.
— 2Cr 5:12.
Nenhum comentário:
Postar um comentário