Os
cantores no templo eram varões levitas. Em parte alguma das Escrituras se fala
de mulheres vocalistas no templo. Um dos targuns (sobre Ec 2:8) indica
claramente que elas não faziam parte do coro. Estarem as mulheres proibidas até
mesmo de entrar em certas áreas do templo parece excluí-las de ocuparem ali
qualquer posição oficial. — 2Cr 5:12; Ne 10:39; 12:27-29.
Dava-se considerável importância ao canto no
templo. Isto se evidencia em muitas referências bíblicas aos cantores, bem como
em que eles estavam ‘livres dos deveres’ comuns aos outros levitas, para se
devotarem inteiramente ao seu serviço. (1Cr 9:33) Continuarem como grupo
especial de levitas é enfatizado por estarem alistados separadamente entre os
que retornaram de Babilônia. (Esd 2:40, 41) Até mesmo a autoridade do rei
persa Artaxerxes (Longímano) foi exercida a favor deles, isentando-os, junto
com outros grupos especiais, de ‘imposto, tributo e pedágio’. (Esd 7:24) Mais
tarde, o rei ordenou que houvesse “uma provisão fixa para os cantores, conforme
cada dia exigia”. Embora se atribua esta ordem a Artaxerxes, é mais provável
que foi emitida por Esdras, à base dos poderes que lhe foram concedidos por
Artaxerxes. (Ne 11:23; Esd 7:18-26) De modo que é compreensível que, embora
todos os cantores fossem levitas, a Bíblia faça referência a eles como grupo
especial, falando de “os cantores, e os levitas”. — Ne 7:1; 13:10.
As Escrituras mencionam outros cantores,
homens e mulheres, à parte da adoração no templo. Exemplos destes são os
cantores e as cantoras mantidos por Salomão na sua corte; também, os cerca de
200 cantores de ambos os sexos que, além dos músicos levíticos, retornaram de
Babilônia. (Ec 2:8; Esd 2:65; Ne 7:67) Estes cantores não-levíticos, comuns em
Israel, eram empregados não só para realçar diversas ocasiões festivas, mas
também para entoar endechas em tempos de tristeza. (2Sa 19:35; 2Cr 35:25; Je
9:17, 20) O costume de contratar músicos profissionais em ocasiões de
alegria e de tristeza parece ter continuado ainda no tempo em que Jesus esteve
na terra. — Mt 11:16, 17.
Embora a música não se destaque tanto nas
Escrituras Gregas Cristãs como nas Escrituras Hebraicas, ela não é
desconsiderada ou despercebida. A música instrumental com relação à adoração
verdadeira é mencionada apenas em sentido figurado nas Escrituras Gregas (Re
14:2); todavia, o canto parece ter sido bastante comum entre os servos de Deus.
Jesus e seus apóstolos cantaram louvores após a Refeição Noturna do Senhor. (Mr
14:26) Lucas fala de Paulo e Silas cantarem na prisão, e Paulo incentivava os
concrentes a entoarem cânticos de louvor a Jeová. (At 16:25; Ef 5:18, 19;
Col 3:16) A declaração de Paulo em 1 Coríntios 14:15, a respeito do canto,
parece indicar que era uma particularidade regular da adoração cristã. João, ao
registrar sua visão inspirada, fala de diversas criaturas celestiais cantarem a
Deus e a Cristo. — Re 5:8-10; 14:3; 15:2-4.
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