sexta-feira, 1 de junho de 2012

ADÃO E EVA - ALEGORIA?

Definição: Adão foi a primeira criatura humana. O termo hebraico ’a·dhám é também traduzido corretamente por “homem”, “homem terreno” e “humanidade”. Eva, a primeira mulher, era esposa de Adão.
Eram Adão e Eva meramente pessoas alegóricas (fictícias)?
É ilógico crer que todos nós descendemos dos mesmos primeiros pais?
“A ciência corrobora hoje o que a maioria das grandes religiões há muito vem pregando: Os seres humanos de todas as raças são . . . descendentes do mesmo primeiro homem.” — Heredity in Humans (Filadélfia e Nova Iorque, 1972) de Amram Scheinfeld, p. 238.
“A história bíblica de Adão e Eva, pai e mãe de toda a raça humana, já contou há séculos a mesma verdade que a ciência está demonstrando atualmente: que todos os povos da terra são uma única família e têm origem comum.” — The Races of Mankind (Nova Iorque, 1978), de Ruth Benedict e Gene Weltfish, p. 3.
Atos 17:26: “[Deus] fez de um só homem toda nação dos homens, para morarem sobre a superfície inteira da terra.”
Apresenta a Bíblia a Adão simplesmente como personagem alegórico que representa toda a humanidade primitiva?
Judas 14: “O sétimo homem na linhagem de Adão, Enoque, profetizou.” (Enoque não era o sétimo na linhagem de toda a humanidade primitiva.)
Luc. 3:23-38: “O próprio Jesus, ao principiar a sua obra, tinha cerca de trinta anos de idade, sendo . . . filho de Davi . . . filho de Abraão . . . filho de Adão.” (Davi e Abraão são bem conhecidos como pessoas históricas. Assim sendo, não é lógico concluir que Adão era uma pessoa real?)
Gên. 5:3: “Adão viveu cento e trinta anos. Tornou-se então pai dum filho à sua semelhança, à sua imagem, e chamou-o pelo nome de Sete.” (Sete certamente não foi gerado por todos os homens primitivos, tampouco todos os homens primitivos geraram filhos à idade de 130 anos.)
Será que a declaração de que uma serpente falou com Eva faz com que forçosamente a narrativa seja alegórica?
Gên. 3:1-4: “Ora, a serpente mostrava ser a mais cautelosa de todos os animais selváticos do campo, que Jeová Deus havia feito. Assim, ela começou a dizer à mulher: ‘É realmente assim que Deus disse, que não deveis comer de toda árvore do jardim?’ A isso a mulher disse à serpente: ‘. . . Deus disse: “Não deveis comer dele, não, nem deveis tocar nele, para que não morrais.”’ A isso a serpente disse à mulher: ‘Positivamente não morrereis.’”
João 8:44: “[Jesus disse:] O Diabo . . . é mentiroso e o pai da mentira.” (Portanto, o Diabo foi o originador da primeira mentira, falada no Éden. Ele usou a serpente como porta-voz visível. A narrativa de Gênesis não usa personagens fictícios para ensinar uma lição. Veja também Revelação 12:9.)
Ilustração: Não é fora do comum um ventríloquo fazer parecer que sua voz procede de outra fonte. Compare com Números 22:26-31, que conta que Jeová fez com que a jumenta de Balaão falasse.
Se o “primeiro homem, Adão”, foi simplesmente alegórico, o que dizer do “último Adão”, Jesus Cristo?
1 Cor. 15:45, 47: “Até mesmo está escrito assim: ‘O primeiro homem, Adão, tornou-se alma vivente.’ O último Adão tornou-se espírito vivificante. O primeiro homem é da terra e feito de pó; o segundo homem é do céu.” (Assim, negar que Adão foi uma pessoa real que pecou contra Deus implica em dúvida sobre a identidade de Jesus Cristo. Tal contestação leva à rejeição da razão pela qual foi preciso Jesus dar a sua vida pela humanidade. A rejeição disso significa repudiar a fé cristã.)
Como é que o próprio Jesus considerou a narrativa de Gênesis?
Mat. 19:4, 5: “[Jesus] disse: ‘Não lestes [em Gênesis 1:27; 2:24] que aquele que os criou [Adão e Eva] desde o princípio os fez macho e fêmea, e disse: “Por esta razão deixará o homem seu pai e sua mãe, e se apegará à sua esposa, e os dois serão uma só carne”?’” (Visto que Jesus acreditava na narrativa de Gênesis como sendo um fato, não devemos nós também crer?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário